Resenha- Hole in the wall/ Buraco na parede (HIW) de Sugata Mitra



Hole in the wall/ Buraco na parede (HIW)
A seguida resenha visa indagar o documentário intitulado de Hole in the wall, também chamado de Buraco na parede. O documentário aborda o estudo feito pelo professor e pesquisador Sugata Mitra acerca das tecnologias e suas respectivas influências nos meios educacionais.
Sugata Mitra em sua caminhada pelas trilhas educacionais, começou seu estudo analizando a origem da escola, as regras seguidas no ambiente escolar e segundo o mesmo, estas regras surgiram na Ásia Central há cerca de 5 mil anos, com Sócrates e posteriormente com Aristóteles.
Em sua investigação, percebeu que as crianças têm maior afeição e interesse por coisas atrativas do que por coisas realmente relevantes, principalmente no âmbito educacional/ pedagógico. Hole in the wall ou Buraco na parede, iniciou-se em 1999, no Himalaia, Índia. O Programa tinha intuito de levar a tecnologia ás áreas mais pobres e afastadas do país, alcançando o maior número possível de crianças “analfabetas digitais”.
Este, consistia adaptar computadores, instalando-os em paredes, remetendo-se a estrutura de caixas eletrônicos de banco, afim de que as crianças, ao verem sintam-se instigadas a aproximar-se e tentar manusear os computadores. A partir daí elas aprenderiam sem o auxílio de professores ou qualquer outro tipo de ajuda de instrutores, aprendendo a manuseia o computador por si só, com isto repassando os conhecimentos obtidos para outras crianças, dessa forma estabelecendo uma relação de ensino e aprendizagem entre  elas.

O método teve tanto êxito que as crianças que eram atingidas pelos computadores tinham um desenvolvimento tão acelerado que em pouquíssimo tempo, conseguiam absorver e compreender assuntos de extrema complexidade educativa. O pesquisador afirma: “Se você dá a um grupo de crianças um monte de questões e um computador com internet, eles conseguirão encontrar as respostas, não importando o nível de dificuldade”. O que foi comprovado através dos diversos testes em diferentes lugares e com diferentes crianças.
Obtendo como resultado final, mais de 1 milhão de crianças foram alfabetizadas até 2004 e sabiam usar sozinhas o computador. Através dessas coletas de dados, pôde-se constatar que a tecnologia é uma ferramenta indispensável e de fundamental importância para o processo de ensino/aprendizagem.



Referência:
Sugata Mitra – Campus Party Brasil 2012 (O Buraco no Muro) – com legenda https://youtu.be/BBzDOS5UrG0 Acesso em 27 Mar 2018.

Um comentário: