A
seguida resenha visa indagar o documentário intitulado de Hole in the wall, também chamado de Buraco na parede. O documentário aborda o estudo feito pelo
professor e pesquisador Sugata Mitra acerca das tecnologias e suas respectivas
influências nos meios educacionais.
Sugata
Mitra em sua caminhada pelas trilhas educacionais, começou seu estudo
analizando a origem da escola, as regras seguidas no ambiente escolar e
segundo o mesmo, estas regras surgiram na Ásia Central há cerca de 5 mil anos,
com Sócrates e posteriormente com Aristóteles.
Em
sua investigação, percebeu que as crianças têm maior afeição e interesse por
coisas atrativas do que por coisas realmente relevantes, principalmente no
âmbito educacional/ pedagógico. Hole in the wall ou Buraco na parede,
iniciou-se em 1999, no Himalaia, Índia. O Programa tinha intuito de levar a
tecnologia ás áreas mais pobres e afastadas do país, alcançando o maior número
possível de crianças “analfabetas digitais”.
Este,
consistia adaptar computadores, instalando-os em paredes, remetendo-se a
estrutura de caixas eletrônicos de banco, afim de que as crianças, ao verem
sintam-se instigadas a aproximar-se e tentar manusear os computadores. A partir
daí elas aprenderiam sem o auxílio de professores ou qualquer outro tipo de
ajuda de instrutores, aprendendo a manuseia o computador por si só, com isto repassando os conhecimentos obtidos para outras crianças, dessa forma estabelecendo uma relação de ensino e aprendizagem entre elas.
O
método teve tanto êxito que as crianças que eram atingidas pelos computadores
tinham um desenvolvimento tão acelerado que em pouquíssimo tempo, conseguiam
absorver e compreender assuntos de extrema complexidade educativa. O
pesquisador afirma: “Se você dá a um grupo de crianças um monte de questões e
um computador com internet, eles conseguirão encontrar as respostas, não
importando o nível de dificuldade”. O que foi comprovado através dos diversos
testes em diferentes lugares e com diferentes crianças.
Obtendo como
resultado final, mais de 1 milhão de crianças foram alfabetizadas até 2004 e sabiam
usar sozinhas o computador. Através dessas coletas de dados, pôde-se constatar
que a tecnologia é uma ferramenta indispensável e de fundamental importância
para o processo de ensino/aprendizagem.
Referência:
Sugata Mitra – Campus Party Brasil 2012 (O Buraco no Muro) – com legenda https://youtu.be/BBzDOS5UrG0 Acesso em 27 Mar 2018.
Texto bem elaborado, parabéns...
ResponderExcluir