RESENHA DO TEXTO: A INTRODUÇÃO DA INFORMÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR (JOSÉ JÚNIOR LOPES)

Introdução
A tecnologia está cada vez mais presente em nosso cotidiano, onde a informática está ocupando um lugar essencial na área da educação. Como ferramenta que facilita a aprendizagem, e sua presença no meio social tem aumentado grandemente, com isto o cenário educacional estar passando por reformulações e mudanças em toda sua estrutura. Com tantas mudanças estruturais e funcionais, surge um questionamento de como a tecnologia está se introduzindo no processo de aprendizagem.
II O ser humano e a tecnologia    
O autor inicia apresentando a visão da tecnologia segundo Fróes que afirma que a tecnologia teve e tem total interferência na vida do homem em todos os mecanismos que foram criados como extensão do corpo, que é o caso máquina a vapor, computador entre outros, estes recursos ocasionaram grandes mudanças sociais e culturais sendo que os mesmos funcionam como meio de facilitar nossas ações, nos substituindo em vários a fazeres ou nos transportando.
Deste modo, a tecnologia envolve o ser humano de forma que altera o comportamento em vários aspectos, tanto na forma de buscar conhecimentos e ao produzi-lo, a mesma rege todo um conjunto de regras que o indivíduo devem seguir, tanto ao escrever ao ler, pensar e agir, e todo este conjunto fazem com que o ser humano se adeque a tais mudanças, pois segundo o autor a informática não é uma ferramenta neutra ou seja ao utiliza-la estamos sendo modificado por ela.
III. INFORMÁTICA X CURRÍCULO
Introduzir a informática no currículo escolar não foi tarefa fácil no início. Muitas escolas aplicaram a informática no currículo escolar para acompanhar a modernidade. Porém surgiram várias questões, de quem poderia dar essas aulas? O que fazer nessa aula? Mesmo contratando técnicos que tinha a missão de ensinar informática, as aulas eram descontextualizadas, com quase nenhum vínculo com as disciplinas.
Mas com o tempo as escolas foram percebendo o potencial dessa ferramenta e introduziram a Informática educativa, que além de promover o contato com o computador, tinha como objetivo a utilização dessa ferramenta como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados.
IV. INFORMATICA E APRENDIZAGEM
No texto a aprendizagem é classificada com meios, como por exemplo, aprender a partir da tecnologia, aprender acerca da tecnologia, aprender através da tecnologia ou ainda aprender com a tecnologia, que é quando se usam dos meios tecnológicos para a construção do conhecimento, ou seja, a tecnologia é usada como estratégia cognitiva para a aprendizagem. Neste sentido, é usada como um meio de oportunizar e facilitar o processo de ensino/aprendizagem, um complemento aos conteúdos trabalhados.
Com o avançar da educação, são exigidos profissionais bem capacitados e preparados para acompanhar os avanços tecnológicos, buscando se necessário, uma revisão das suas formas de atuação. Novas formas e ideias a respeito da informática na educação são pensadas todos os dias, afim de desenvolver maior interação entre homem e tecnologia.
Esse acesso a informática deve ser visto como fundamental a aprendizagem, uma vez que ela proporciona ao aluno uma nova maneira de aprender a ler essa nova mídia. Sabendo-se que a escrita, leitura, visão, audição, criação e aprendizagem são atingidas por uma informática cada vez mais avançada.
V- OS PROCESSOS E A INFORMÁTICA
É necessário que os professores dessa nova modernidade possam está conectados e saibam usar a tecnologia de forma interativa na vida de seus respectivos alunos no contexto escolar, para apreender a atenção desses, de forma que a aula se torne interessante para ele.
O professor deve usar de todas as ferramentas tecnológicas possível, porém esses devem estar preparado e passar por práticas, uma vez que os alunos já entendem muito mais sobre tecnologia do que os próprios docentes. Assim o docente deve ser um agente no qual ensine e não apenas repasse informações que estes já sabem, pois esses devem estar aptos para aceitar as mudanças nas quais irá aparecer no caminho.
VI- OS MOMENTOS DO PROCESSO
Segundo o autor, este tópico se divide em quatro momentos, no qual é preciso ser estudado para se entender o instante no qual o professor está vivendo. O que o autor propõe aqui é que todo professor saiba manipular pelo menos um micro, porém não cabe ao professor esse papel e sim de próprio técnico especializado, mas caso esse queira ocupar um lugar deve entender dessas funções.
O primeiro momento seria a reprodução da aula para o aluno na sala de informática. O segundo momento ocorreria naquela onde às transformações na sala de aula pudesse acontecer de forma onde se usa as ferramentas tecnológicas.
O terceiro momento é marcado pela preocupação com o processo de aprendizagem e também pela interdisciplinaridade. É de suma importância que neste processo haja principalmente a união parcial entre projeto e coordenação. A atitude de interdisciplinaridade não está restrita em uma disciplina de didática ou estágio, mas consequentemente em qualquer disciplina que dispõe a cooperar com o processo de formação do educador.
O quarto momento é marcado pela participação de todos. Faz-se necessário que isto seja posto para fora dos muros escolares e chegue as comunidades. Onde o processo de aprendizagem é o foco central, mas também obter uma visão voltada para interação social.
VII. O COORDENADOR DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Introduzir a informática na escola vai muito além de colocar equipamentos em uma sala ou laboratório. É necessário também, e principalmente alguém que possa ajudar a manuseá-los da maneira correta, alguém que tenho o papel de facilitador no processo de aprendizagem. Deve haver uma interação, uma junção dos meios tecnológicos e de um profissional capacitado, só assim haverá um bom desenvolvimento do processo educativo.
O coordenador de informática deve estar envolvido com o planejamento curricular de todas as disciplinas. Dentre suas funções o coordenador deve conhecer o projeto pedagógico da escola, ter experiência em sala de aula, perceber as dificuldades e o potencial dos professores, está atento aos projetos pedagógicos das diversas áreas, ter uma visão técnica, conhecer equipamentos e se manter informado sobre as novas atualizações, mostrar ao professor que o laboratório de informática deve ser extensão de sua sala de aula e que este não é um ambiente avulso a escola.
VIII – A internet na escola
O autor ressalta que nas escolas a internet não possui um espaço amplo, sendo delimitada e principalmente na pesquisa de informação. É sabido que usamos a internet como instrumento e sua principal funcionalidade é o acesso a informação, não se restringindo somente a isso, mas também está sendo a principal ferramenta na comunicação, possibilitando a interação de pessoas em projetos e eventos mundiais.
Conclusão
Foi possível identificar e entender que a informática educacional pode e deve ser utilizada no contexto escolar e portanto ser considerada um fator essencial na construção de um projeto político pedagógico. Entretanto é necessário que haja momentos definidos, que a coordenação e direção estejam de total parceria com o professor fazendo da tecnologia um caminho para se chegar a aprendizagem.



Referência
LOPES, José Júnior. A introdução da informática no ambiente escolar. Clube do professor 2004. Disponível em <https://www.bemtv.org.br/portal/educomunicar/pdf/intrInformatica.pdf> Acesso em 25 de mar 2018.

0 comentários:

Postar um comentário