Introdução
A
tecnologia está cada vez mais presente em nosso cotidiano, onde a informática
está ocupando um lugar essencial na área da educação. Como ferramenta que
facilita a aprendizagem, e sua presença no meio social tem aumentado
grandemente, com isto o cenário educacional estar passando por reformulações e
mudanças em toda sua estrutura. Com tantas mudanças estruturais e funcionais,
surge um questionamento de como a tecnologia está se introduzindo no processo
de aprendizagem.
II O ser humano e a
tecnologia
O
autor inicia apresentando a visão da tecnologia segundo Fróes que afirma que a
tecnologia teve e tem total interferência na vida do homem em todos os
mecanismos que foram criados como extensão do corpo, que é o caso máquina a
vapor, computador entre outros, estes recursos ocasionaram grandes mudanças
sociais e culturais sendo que os mesmos funcionam como meio de facilitar nossas
ações, nos substituindo em vários a fazeres ou nos transportando.
Deste
modo, a tecnologia envolve o ser humano de forma que altera o comportamento em
vários aspectos, tanto na forma de buscar conhecimentos e ao produzi-lo, a
mesma rege todo um conjunto de regras que o indivíduo devem seguir, tanto ao
escrever ao ler, pensar e agir, e todo este conjunto fazem com que o ser humano
se adeque a tais mudanças, pois segundo o autor a informática não é uma
ferramenta neutra ou seja ao utiliza-la estamos sendo modificado por ela.
III. INFORMÁTICA X
CURRÍCULO
Introduzir
a informática no currículo escolar não foi tarefa fácil no início. Muitas
escolas aplicaram a informática no currículo escolar para acompanhar a
modernidade. Porém surgiram várias questões, de quem poderia dar essas aulas? O
que fazer nessa aula? Mesmo contratando técnicos que tinha a missão de ensinar
informática, as aulas eram descontextualizadas, com quase nenhum vínculo com as
disciplinas.
Mas
com o tempo as escolas foram percebendo o potencial dessa ferramenta e
introduziram a Informática educativa, que além de promover o contato com o
computador, tinha como objetivo a utilização dessa ferramenta como instrumento
de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados.
IV. INFORMATICA E
APRENDIZAGEM
No
texto a aprendizagem é classificada com meios, como por exemplo, aprender a
partir da tecnologia, aprender acerca da tecnologia, aprender através da
tecnologia ou ainda aprender com a tecnologia, que é quando se usam dos meios
tecnológicos para a construção do conhecimento, ou seja, a tecnologia é usada
como estratégia cognitiva para a aprendizagem. Neste sentido, é usada como um meio
de oportunizar e facilitar o processo de ensino/aprendizagem, um complemento
aos conteúdos trabalhados.
Com
o avançar da educação, são exigidos profissionais bem capacitados e preparados
para acompanhar os avanços tecnológicos, buscando se necessário, uma revisão
das suas formas de atuação. Novas formas e ideias a respeito da informática na
educação são pensadas todos os dias, afim de desenvolver maior interação entre
homem e tecnologia.
Esse
acesso a informática deve ser visto como fundamental a aprendizagem, uma vez
que ela proporciona ao aluno uma nova maneira de aprender a ler essa nova
mídia. Sabendo-se que a escrita, leitura, visão, audição, criação e
aprendizagem são atingidas por uma informática cada vez mais avançada.
V- OS PROCESSOS E A
INFORMÁTICA
É
necessário que os professores dessa nova modernidade possam está conectados e
saibam usar a tecnologia de forma interativa na vida de seus respectivos alunos
no contexto escolar, para apreender a atenção desses, de forma que a aula se
torne interessante para ele.
O
professor deve usar de todas as ferramentas tecnológicas possível, porém esses
devem estar preparado e passar por práticas, uma vez que os alunos já entendem
muito mais sobre tecnologia do que os próprios docentes. Assim o docente deve
ser um agente no qual ensine e não apenas repasse informações que estes já
sabem, pois esses devem estar aptos para aceitar as mudanças nas quais irá
aparecer no caminho.
VI- OS MOMENTOS DO
PROCESSO
Segundo
o autor, este tópico se divide em quatro momentos, no qual é preciso ser
estudado para se entender o instante no qual o professor está vivendo. O que o
autor propõe aqui é que todo professor saiba manipular pelo menos um micro,
porém não cabe ao professor esse papel e sim de próprio técnico especializado,
mas caso esse queira ocupar um lugar deve entender dessas funções.
O
primeiro momento seria a reprodução da aula para o aluno na sala de
informática. O segundo momento ocorreria naquela onde às transformações na sala
de aula pudesse acontecer de forma onde se usa as ferramentas tecnológicas.
O
terceiro momento é marcado pela preocupação com o processo de aprendizagem e
também pela interdisciplinaridade. É de suma importância que neste processo
haja principalmente a união parcial entre projeto e coordenação. A atitude de
interdisciplinaridade não está restrita em uma disciplina de didática ou
estágio, mas consequentemente em qualquer disciplina que dispõe a cooperar com
o processo de formação do educador.
O
quarto momento é marcado pela participação de todos. Faz-se necessário que isto
seja posto para fora dos muros escolares e chegue as comunidades. Onde o
processo de aprendizagem é o foco central, mas também obter uma visão voltada
para interação social.
VII. O COORDENADOR DO
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Introduzir
a informática na escola vai muito além de colocar equipamentos em uma sala ou
laboratório. É necessário também, e principalmente alguém que possa ajudar a
manuseá-los da maneira correta, alguém que tenho o papel de facilitador no
processo de aprendizagem. Deve haver uma interação, uma junção dos meios
tecnológicos e de um profissional capacitado, só assim haverá um bom
desenvolvimento do processo educativo.
O
coordenador de informática deve estar envolvido com o planejamento curricular
de todas as disciplinas. Dentre suas funções o coordenador deve conhecer o
projeto pedagógico da escola, ter experiência em sala de aula, perceber as
dificuldades e o potencial dos professores, está atento aos projetos
pedagógicos das diversas áreas, ter uma visão técnica, conhecer equipamentos e
se manter informado sobre as novas atualizações, mostrar ao professor que o
laboratório de informática deve ser extensão de sua sala de aula e que este não
é um ambiente avulso a escola.
VIII – A internet na
escola
O
autor ressalta que nas escolas a internet não possui um espaço amplo, sendo
delimitada e principalmente na pesquisa de informação. É sabido que usamos a
internet como instrumento e sua principal funcionalidade é o acesso a
informação, não se restringindo somente a isso, mas também está sendo a
principal ferramenta na comunicação, possibilitando a interação de pessoas em
projetos e eventos mundiais.
Conclusão
Foi
possível identificar e entender que a informática educacional pode e deve ser
utilizada no contexto escolar e portanto ser considerada um fator essencial na
construção de um projeto político pedagógico. Entretanto é necessário que haja
momentos definidos, que a coordenação e direção estejam de total parceria com o
professor fazendo da tecnologia um caminho para se chegar a aprendizagem.
Referência
LOPES,
José Júnior. A introdução da informática no ambiente escolar. Clube do
professor 2004. Disponível em <https://www.bemtv.org.br/portal/educomunicar/pdf/intrInformatica.pdf>
Acesso em 25 de mar 2018.
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