Aos 65 anos de idade idoso aprende a ler e escrever através da tecnologia educacional; e aos 79 anos se forma em história


 fonte: G1.Globo.com
Com pouco mais de 65 anos de idade Valdir de lima aprende a ler e escrever através do Telecurso 2000 que é um sistema educacional de educação a distância reconhecido pelo MEC. Ao assistir várias aulas do programa educacional pela televisão o idoso percebe que pode alcançar o ensino superior.
Aos 13 anos de idade Valdir de lima já trabalhava para ajudar a manter sua família e com isso ficou impossibilitado de estudar, mas sempre com o desejo de um dia poder estudar, com o passar do tempo ele pode realizar o que a décadas atrás era impossível para ele. Com os avanços tecnológicos na área da educação em 1995 a Fundação Roberto Marinho e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo laçam o telecurso 2000, programa este que visava alcançar uma população que ainda não tinha cursado o ensino fundamental ou o ensino médio, o programa educacional teve seu termino no ano de 2008.
Seu Valdir consegue se beneficiar do programa e aprende a ler e a escrever e aos 79 anos se forma em história pela Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro.  


 
(foto: Arquivo pessoal)
Atualmente o Brasil possui 11,8 milhões de analfabetos segundo a pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua (Pnad Continua) divulgação feita por meio do Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Um número assustador que totaliza cerca de 7% da população de 15 anos ou mais de idade, mesmo com todo o avanço tecnológico em diversas áreas e principalmente na área da educação ainda existe um número alarmante de analfabetos, e são poucas as pessoas que mesmo com a idade já avançada se dedicam aos estudos igual seu Valdir.


Referencia 
TEIXEIRA, Patrícia G1 Rio. Idoso se forma em História aos 79 anos; trajetória do aluno inspira universidade do RJ, que cria projeto de alfabetização. Disponível em: <https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/idoso-se-forma-em-historia-aos-79-anos-trajetoria-do-aluno-inspira-universidade-do-rj-que-cria-projeto-de-alfabetizacao.ghtml > Acesso em 07 de Abril de 2018.

Um comentário: