TECNOLOGIA EDUCACIONAL NOS ESTADOS UNIDOS
Quando falamos em
desenvolvimento e em tecnologia é quase impossível não pensar em Estados
Unidos, talvez isto esteja atrelado ao desenvolvimento e a potência econômica
que ele é. O avanço tecnológico neste país, que é modelo para vários outros, é
bastante elevada nas mais diversas áreas possíveis, a aplicação da tecnologia
faz parte inteiramente da vida dos americanos e todos esses avanços
tecnológicos tem contribuindo de forma excelente na educação.
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Imagem ilustrativa. Fonte: https://br.pinterest.com |
No ano de 2012 os Estados
Unidos se encontrava na quarta posição como o país que mais tem usuários de
internet, contudo esse acesso a internet tem sido aproveitado ao Máximo pelos
americanos. Com isto facilitando a "conversão digital" que nos
últimos anos tem aumentado considerávelmente, o distrito de escolas de Huntsville
no ano de 2013 trocou os tradicionais cadernos e livros didáticos por laptops
em mais de 40 escolas no Alabama que possui aproximadamente 24 mil estudantes,
se beneficiando desde recurso tantos os alunos quanto os próprios professores.
Todos os computadores foram equipados de modo a atender a necessidade dos
alunos e professores, possuindo livros digitais, multimídia interativa e entre
outras.
A substituição de cadernos e
livros didáticos por computadores foram implantados de forma eficiente e
visando melhorias no ensino e melhorando o aceso do aluno ao conhecimento, e
facilitando a relação de professor e aluno, já que o uso de laptops sensibiliza
o aluno fazendo com que o mesmo tenha total atenção no conteúdo a ser passado
pelo professor.
No ano de 2012 o Brasil era
um dois pais que mais tinha usuários de internet no mundo ficando atrás dos
Estados Unidos, liderando a quinta posição. Apesar dessa posição o país tem
muito que melhorar, já que não possui tantas tecnologias apesar da abrangência
da internet no país, e quando tratamos de implementação tecnológica na área
educacional percebe-se que a realidade é totalmente diferente de outros países
como os Estados Unidos, França e entre outros.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA
FRANÇA
A tecnologia tem um
importante papel nos dias atuais quando nos referimos ao seu apoio na educação.
A mesma é tão importante quando é bem direcionada a pesquisas e o apoio no
ambiente escolar.
As escolas de hoje, estão muito
apegadas aos seus antigos dogmas tradicionais de ensino, o que tem sido um
grande problema para um mundo em constantes transformações e onde a informação
nunca é demais devido a sua facilidade de acesso. Com isso muitos alunos e até
mesmo professores já tem recorrido a essa ferramenta como instrumento
facilitador em pesquisas e na construção de trabalhos acadêmicos, porém ainda
não foi implantado um sistema que levasse esse instrumento para dentro das
salas, o que elevaria a educação a um novo patamar (OLIVEIRA, Et. AL., 2013).
Apesar das escolas
resistirem aos seus antigos dogmas a tecnologia está inserida hoje em todos os
momentos pessoais e profissionais, fazendo com que as escolas adotem recursos
mesmo que por obrigações curriculares.
Quando nos referimos à educação e a
tecnologia, destacamos países que implementaram esses recursos nas escolas e
que utilizam dos mesmos até os dias atuais, até então com uma significativa
mudança. A França é um importante exemplo de país que utiliza recursos
tecnológicos desde a década de 60, como afirma Valente e Almeida (1997):
Na questão da Informática na
Educação, a França foi o primeiro país ocidental que programou-se como nação
para enfrentar e vencer o desafio da informática na educação e servir de modelo
para o mundo. A perda da hegemonia cultural (e consequentemente da hegemonia
econômica) para os Estados Unidos e o ingresso da França no Mercado Comum
Europeu levou os políticos franceses a buscarem essa hegemonia através do domínio
da essência da produção, transporte e manipulação das informações encontradas
na informática.
A França foi o ponto
inicial, um ponto de partida para que outros países do mundo se inserissem no
mesmo processo tecnológico. No Brasil essa façanha só foi inserida a partir de
1981 no Seminário
Nacional de Informática em Educação, realizados na Universidade de Brasília e
em 1982 na universidade federal de Bahia. A França apesar de ter sido uma
grande inspiração da tecnologia educacional, atualmente o Brasil se dispõe a
utilizar destes recursos diariamente nas escolas. Contudo atualmente na França
este processo tecnológico está restrito. Segundo o site de notícias G1, um dos
maiores sites de notícias mundiais, publicou que: “O Ministro
da Educação francês, Jean-Michel Blanquer, confirmou nesta semana que o uso de
smartphones será totalmente proibido para os alunos do ensino fundamental, do
1° ao 9° ano, a partir do início do próximo ano letivo, em setembro de 2018”,
enquanto isso o Brasil e outros países do mundo estão adotando estes recursos
para um maior aprendizado em sala de aula. Isto implica em dizer que, apesar da
França iniciar este processo entre educação e tecnologia hoje os alunos podem
estar sendo banidos de usar aparelhos tecnológicos na sala de aula.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL NO
BRASIL
As tecnologias educacionais
estão presentes no Brasil desde os anos 70 e se desenvolveram com maior ênfase na
década de 80, a partir de diversas atividades voltadas a aplicação da
tecnologia no ambiente escolar.
A Informática na Educação no Brasil nasce a
partir do interesse de educadores de algumas universidades brasileiras
motivados pelo que já vinha acontecendo em outros países como nos Estados
Unidos da América e na França. Embora o contexto mundial de uso do computador
na educação sempre foi uma referência para as decisões que foram tomadas aqui
no Brasil, a nossa caminhada é muito particular e difere daquilo que se faz em
outros países (VALENTE, ALMEIDA, 1997. p. 2).
A utilização da informática no Brasil se dá através de
educadores que perceberam a necessidade dos meios tecnológicos no campo
educacional, com isso foram criados métodos de trazê-los para sala, afim de que
isso contribuísse a uma educação mais eficaz.
As novas tecnologias de
informação e de comunicação, usadas na comunicação social, estão cada vez mais
interativas, pois permitem a troca de dados dos seus usuários com recursos que
lhes permitem alternativas e aberturas das mais diferentes, os programas de
multimídia, como o vídeo interativo, a Internet e o Teleconferência. São essas
novas tecnologia que permitem a preparação e manipulação contígua de teores
específicos por parte do professor/aluno (emissor) e do aluno/professor
(receptor), codificando-os, decodificando-os, recodificando-os conforme as suas
realidades, as suas histórias de vida e a tradições em que vivem; permitindo um
entendimento mais eficaz, alternando os papéis de emissor e receptor, como
co-protagonistas e contribuintes da ação cognitiva (ANDRADE,2016).
Nos dias atuais estas tecnologias, estão cada vez mais presentes na sala
de aula, sendo tido como um importante auxílio para o professor e também para o
aluno, tendo a partir dos instrumentos utilizados uma maior compreensão e
participação por parte dos alunos. Assim, faz-se tanto do professor como dos
alunos protagonistas na educação.
Para OLIVEIRA (2017), “As iniciativas e propostas do movimento de
tecnologia educacional no Brasil inserem-se em um contexto social, econômico e
político marcado pela instalação do regime militar que reorienta o ensino do país.
”
Neste sentido, podemos avaliar o uso das tecnologias na educação
brasileira como um importante fator de desenvolvimento social e educacional,
que mesmo se incorporando de forma vagarosa, tem dado alguns importantes
passos. Porém, ainda há muito a ser melhorado para que haja realmente qualidade
no ensino e no uso de TIC, no âmbito escolar, como por exemplo oferecer aos
professores e demais servidores escolares uma capacitação adequada para a
utilização desses meios tecnológicos.
Referências:
ANDRADE. B. V.
N. NOVAS TECNOLOGIAS E A
EDUCAÇÃO NOS DIAS ATUAIS. 2016.
Disponível em:https://www.webartigos.com/artigos/novas-tecnologias-e-a-educacao-nos-dias-atuais/146505#ixzz5DL2m8dHL. Acesso em 21 de abril de 2018
OLIVEIRA, Rosilene Batista de. OS OBJETOS NO ENSINO E O
MOVIMENTO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NO BRASIL: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO. Revista Contexto & Educação,
[S.l.], v. 32, n. 101, p. 193-211, jul. 2017. ISSN 2179-1309. Disponível em: <https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/6261>.
Acesso em: 24 abr. 2018. doi: <https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.101.193-211>
OLIVEIRA, Robson da Silva; SILVA, Wendell
Carlos Motta Maciel da; DORNELAS, Geovani Nunes; SIQUEIRA, Marcella Tatagiba
Pereira de. A
tecnologia aplicada ao ensino: Inserindo computadores nas escolas. Saber digital, v. 6, n. 1, p. 146-156.
Disponível em: <http://faa.edu.br/revistas/docs/saber_digital/2013/Saber_Digital_2013_09.pdf>.
Acesso em: 21 abril 2018.
VALENTE, José Armando; ALMEIDA Fernando José
de. VISÃO
ANALÍTICA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO NO BRASIL: A questão da formação do
professor. Revista brasileira de informática na educação, n. 1, 1997.
Disponível em: <http://www.pucrs.br/ciencias/viali/doutorado/ptic/textos/2324-3711-1-SM.pdf>.
Acesso em: 21 abril 2018.
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