PESQUISA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS


 TECNOLOGIA EDUCACIONAL NOS ESTADOS UNIDOS
Quando falamos em desenvolvimento e em tecnologia é quase impossível não pensar em Estados Unidos, talvez isto esteja atrelado ao desenvolvimento e a potência econômica que ele é. O avanço tecnológico neste país, que é modelo para vários outros, é bastante elevada nas mais diversas áreas possíveis, a aplicação da tecnologia faz parte inteiramente da vida dos americanos e todos esses avanços tecnológicos tem contribuindo de forma excelente na educação.
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Imagem ilustrativa. Fonte: https://br.pinterest.com
No ano de 2012 os Estados Unidos se encontrava na quarta posição como o país que mais tem usuários de internet, contudo esse acesso a internet tem sido aproveitado ao Máximo pelos americanos. Com isto facilitando a "conversão digital" que nos últimos anos tem aumentado considerávelmente, o distrito de escolas de Huntsville no ano de 2013 trocou os tradicionais cadernos e livros didáticos por laptops em mais de 40 escolas no Alabama que possui aproximadamente 24 mil estudantes, se beneficiando desde recurso tantos os alunos quanto os próprios professores. Todos os computadores foram equipados de modo a atender a necessidade dos alunos e professores, possuindo livros digitais, multimídia interativa e entre outras.
A substituição de cadernos e livros didáticos por computadores foram implantados de forma eficiente e visando melhorias no ensino e melhorando o aceso do aluno ao conhecimento, e facilitando a relação de professor e aluno, já que o uso de laptops sensibiliza o aluno fazendo com que o mesmo tenha total atenção no conteúdo a ser passado pelo professor.  
No ano de 2012 o Brasil era um dois pais que mais tinha usuários de internet no mundo ficando atrás dos Estados Unidos, liderando a quinta posição. Apesar dessa posição o país tem muito que melhorar, já que não possui tantas tecnologias apesar da abrangência da internet no país, e quando tratamos de implementação tecnológica na área educacional percebe-se que a realidade é totalmente diferente de outros países como os Estados Unidos, França e entre outros.

TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA FRANÇA
A tecnologia tem um importante papel nos dias atuais quando nos referimos ao seu apoio na educação. A mesma é tão importante quando é bem direcionada a pesquisas e o apoio no ambiente escolar.

As escolas de hoje, estão muito apegadas aos seus antigos dogmas tradicionais de ensino, o que tem sido um grande problema para um mundo em constantes transformações e onde a informação nunca é demais devido a sua facilidade de acesso. Com isso muitos alunos e até mesmo professores já tem recorrido a essa ferramenta como instrumento facilitador em pesquisas e na construção de trabalhos acadêmicos, porém ainda não foi implantado um sistema que levasse esse instrumento para dentro das salas, o que elevaria a educação a um novo patamar (OLIVEIRA, Et. AL., 2013).

Apesar das escolas resistirem aos seus antigos dogmas a tecnologia está inserida hoje em todos os momentos pessoais e profissionais, fazendo com que as escolas adotem recursos mesmo que por obrigações curriculares.
 Quando nos referimos à educação e a tecnologia, destacamos países que implementaram esses recursos nas escolas e que utilizam dos mesmos até os dias atuais, até então com uma significativa mudança. A França é um importante exemplo de país que utiliza recursos tecnológicos desde a década de 60, como afirma Valente e Almeida (1997):

Na questão da Informática na Educação, a França foi o primeiro país ocidental que programou-se como nação para enfrentar e vencer o desafio da informática na educação e servir de modelo para o mundo. A perda da hegemonia cultural (e consequentemente da hegemonia econômica) para os Estados Unidos e o ingresso da França no Mercado Comum Europeu levou os políticos franceses a buscarem essa hegemonia através do domínio da essência da produção, transporte e manipulação das informações encontradas na informática.


A França foi o ponto inicial, um ponto de partida para que outros países do mundo se inserissem no mesmo processo tecnológico. No Brasil essa façanha só foi inserida a partir de 1981 no Seminário Nacional de Informática em Educação, realizados na Universidade de Brasília e em 1982 na universidade federal de Bahia. A França apesar de ter sido uma grande inspiração da tecnologia educacional, atualmente o Brasil se dispõe a utilizar destes recursos diariamente nas escolas. Contudo atualmente na França este processo tecnológico está restrito. Segundo o site de notícias G1, um dos maiores sites de notícias mundiais, publicou que: “O Ministro da Educação francês, Jean-Michel Blanquer, confirmou nesta semana que o uso de smartphones será totalmente proibido para os alunos do ensino fundamental, do 1° ao 9° ano, a partir do início do próximo ano letivo, em setembro de 2018”, enquanto isso o Brasil e outros países do mundo estão adotando estes recursos para um maior aprendizado em sala de aula. Isto implica em dizer que, apesar da França iniciar este processo entre educação e tecnologia hoje os alunos podem estar sendo banidos de usar aparelhos tecnológicos na sala de aula.

TECNOLOGIA EDUCACIONAL NO BRASIL
As tecnologias educacionais estão presentes no Brasil desde os anos 70 e se desenvolveram com maior ênfase na década de 80, a partir de diversas atividades voltadas a aplicação da tecnologia no ambiente escolar.

A Informática na Educação no Brasil nasce a partir do interesse de educadores de algumas universidades brasileiras motivados pelo que já vinha acontecendo em outros países como nos Estados Unidos da América e na França. Embora o contexto mundial de uso do computador na educação sempre foi uma referência para as decisões que foram tomadas aqui no Brasil, a nossa caminhada é muito particular e difere daquilo que se faz em outros países (VALENTE, ALMEIDA, 1997. p. 2).


A utilização da informática no Brasil se dá através de educadores que perceberam a necessidade dos meios tecnológicos no campo educacional, com isso foram criados métodos de trazê-los para sala, afim de que isso contribuísse a uma educação mais eficaz.

As novas tecnologias de informação e de comunicação, usadas na comunicação social, estão cada vez mais interativas, pois permitem a troca de dados dos seus usuários com recursos que lhes permitem alternativas e aberturas das mais diferentes, os programas de multimídia, como o vídeo interativo, a Internet e o Teleconferência. São essas novas tecnologia que permitem a preparação e manipulação contígua de teores específicos por parte do professor/aluno (emissor) e do aluno/professor (receptor), codificando-os, decodificando-os, recodificando-os conforme as suas realidades, as suas histórias de vida e a tradições em que vivem; permitindo um entendimento mais eficaz, alternando os papéis de emissor e receptor, como co-protagonistas e contribuintes da ação cognitiva (ANDRADE,2016).

Nos dias atuais estas tecnologias, estão cada vez mais presentes na sala de aula, sendo tido como um importante auxílio para o professor e também para o aluno, tendo a partir dos instrumentos utilizados uma maior compreensão e participação por parte dos alunos. Assim, faz-se tanto do professor como dos alunos protagonistas na educação.
Para OLIVEIRA (2017), “As iniciativas e propostas do movimento de tecnologia educacional no Brasil inserem-se em um contexto social, econômico e político marcado pela instalação do regime militar que reorienta o ensino do país. ”
Neste sentido, podemos avaliar o uso das tecnologias na educação brasileira como um importante fator de desenvolvimento social e educacional, que mesmo se incorporando de forma vagarosa, tem dado alguns importantes passos. Porém, ainda há muito a ser melhorado para que haja realmente qualidade no ensino e no uso de TIC, no âmbito escolar, como por exemplo oferecer aos professores e demais servidores escolares uma capacitação adequada para a utilização desses meios tecnológicos.


Referências:

ANDRADE. B. V. N. NOVAS TECNOLOGIAS E A EDUCAÇÃO NOS DIAS ATUAIS. 2016. Disponível em:https://www.webartigos.com/artigos/novas-tecnologias-e-a-educacao-nos-dias-atuais/146505#ixzz5DL2m8dHL. Acesso em 21 de abril de 2018

OLIVEIRA, Rosilene Batista de. OS OBJETOS NO ENSINO E O MOVIMENTO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NO BRASIL: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO. Revista Contexto & Educação, [S.l.], v. 32, n. 101, p. 193-211, jul. 2017. ISSN 2179-1309. Disponível em: <https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/6261>. Acesso em: 24 abr. 2018. doi: <https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.101.193-211>

OLIVEIRA, Robson da Silva; SILVA, Wendell Carlos Motta Maciel da; DORNELAS, Geovani Nunes; SIQUEIRA, Marcella Tatagiba Pereira de.  A tecnologia aplicada ao ensino: Inserindo computadores nas escolas. Saber digital, v. 6, n. 1, p. 146-156. Disponível em: <http://faa.edu.br/revistas/docs/saber_digital/2013/Saber_Digital_2013_09.pdf>. Acesso em: 21 abril 2018.

VALENTE, José Armando; ALMEIDA Fernando José de. VISÃO ANALÍTICA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO NO BRASIL: A questão da formação do professor. Revista brasileira de informática na educação, n. 1, 1997. Disponível em: <http://www.pucrs.br/ciencias/viali/doutorado/ptic/textos/2324-3711-1-SM.pdf>. Acesso em: 21 abril 2018.


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