PROJETO DE INTERVENÇÃO: O MANUSEIO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Fonte: Xalingo 


Escola: C. E Nicolau Dino

Projeto: A aplicação da tecnologia no ambiente escolar: direcionamento para discentes no manuseio de ferramentas tecnológicas em função

Aplicadores: Carlos Alves da Silva; Ester da Silva Jacos; Jovana Gomes de Oliveira; Milenia Vicente de Oliveira; Naiza Moura Silva e Talya da Silva Pinheiro.
Área de conhecimento: Tecnologias da informação aplicadas ao ensino.

Público alvo:
®    Comunidade Escolar: Discentes do 1º série do Ensino Médio.

Período:
®     Abril e Maio de 2018.


O Presente projeto é apresentado à disciplina Tecnologias da Informação Aplicadas ao Ensino, cujo principal objetivo implica-se em intervir no âmbito escolar, proporcionando aos discentes uma melhorar preparação no manuseio das novas tecnologias existentes.
Sabe-se que a fundamentação do que se escreve é essencial para o enriquecimento do trabalho, pois se estabelece diálogos entre as diferentes formas de pensar de cada autor. Diante disso, para a elaboração deste projeto foram utilizados teóricos como: Masetto (2000) que trata da Mediação pedagógica e o uso da tecnologia; Altoé; Silva (2005), enfatiza o desenvolvimento histórico das novas tecnologias e seu emprego na educação e Veraszto (2008) que trata da tecnologia: buscando uma definição para o conceito.
Este projeto está esquematizado possuindo tema, que consiste como linha central corroborando para compreender todo o processo de intervenção; justificativa, mostra os motivos que levaram a realização do projeto; fundamentação teórica concerne na abordagem empírica e o estudo dos teóricos discutidos referentes ao tema do projeto; objetivos; metodologia descreve o campo de atuação dos sujeitos e os procedimentos utilizados; resultados esperados, onde descreve os resultados que se espera com intervenção; mecanismo de avaliação, apontar como os resultados poderão ser averiguados; cronograma, etapa de execução do projeto com suas respectivas datas; referências bibliográficas.
Atualmente o desenvolvimento tecnológico cresce de maneira descontrolada. A cada dia que passa as inovações tecnológicas aumentam e isso acaba afetando a vida dos indivíduos na sociedade, seja de maneira positiva, ou até mesmo negativa. Sendo assim se faz necessário uma análise de como essas inovações possam interferir no ambiente escolar de forma que venha contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos e educadores.
O presente projeto toma como base a grande importância das aplicações das tecnologias no ambiente escolar para a produção de ensino e aprendizagem mais efetiva. Nos dias atuais muitas escolas já possuem várias ferramentas que contribuem para esse processo, porém ainda existe uma resistência por parte de muitos educadores que não abrem mão do método de ensino tradicional, dificultando esse desenvolvimento e fazendo necessário repensar o uso dessas tecnologias e sua importância no ambiente escolar para uma aprendizagem mais eficaz


4.1 Geral
Mostrar como as inovações tecnológicas podem estar inseridas de forma positiva no ambiente escolar.

®    Exibir os meios tecnológicos que podem ser utilizados para um bom aproveitamento em sala de aula;
®    Apresentar algumas ferramentas da plataforma do Google direcionadas para o processo de aprendizagem;
®     Atualizar os alunos das exigências tecnológicas que poderão ser usadas nas instituições de ensino superior.


A tecnologia está presente na história desde os primórdios da humanidade, onde a mesma vem sendo utilizada como principal fator que demonstra a evolução do homem. Ao adotar os meios tecnológicos no ambiente social, o homem também se torna um produto capaz se adaptar constantemente as inovações do mundo.

Nossos antepassados primitivos já utilizavam objetos achados na natureza como instrumentos que lhes garantissem uma extensão do corpo, porém não mostravam nenhuma intenção de modificá-los ou melhorá-los. O potencial tecnológico do homem estava presente, contudo ainda faltava um lampejo do intelecto para que mudanças significativas começassem a ser empreendidas (VERASZTO et al, 2008, p.62).

Nesse período, o homem já usava de tecnologias, no entanto isso ocorria de maneira implícita, sem mesmo dar-se conta dos largos passos que dava rumo a evolução. Este já era rodeado de instrumentos tecnológicos, compatíveis ao seu tempo.

É com o homem que as técnicas iniciam seu desenvolvimento, porque, este torna-se um prodigioso inventor de novos mecanismos, muito diferente daquilo que é concebido pela natureza. O que diferencia o homem do animal é que o primeiro descobriu que não tem somente o seu corpo como instrumento; muito pelo contrário, o homem aprende que é capaz de criar extensões inéditas para que seus membros possam agir no meio de maneira cada vez mais eficiente (VERASZTO et al, 2008, p.64).

A tecnologia é algo essencialmente humano, pois o homem a criou e a aperfeiçoou de forma que a mesma pudesse atingir propósitos que antes lhe pareciam inalcançáveis. Esta se tornou cada vez mais presente na sua vida, ao ponto de hoje ser uma das principais aliadas nas atividades do seu dia a dia, seja no trabalho, lazer, como também no âmbito pedagógico.
No ambiente educacional a tecnologia é um tema bastante abordado nos últimos anos, alguns debates se remetem principalmente sobre como adentrar os meios tecnológicos na escola. No entanto, alguns artefatos tecnológicos já foram utilizados como meio educacional na década de 40.

No campo educativo, a história da tecnologia se desenvolveu nos Estados Unidos a partir da década de 1940. A tecnologia foi utilizada visando formar especialistas militares durante a Segunda Guerra Mundial e, para alcançar tal objetivo, foram desenvolvidos cursos com o auxílio de ferramentas audiovisuais. Como matéria no currículo escolar, a tecnologia educacional surgiu nos estudos de educação Audiovisual da Universidade de Indiana, em 1946 (ALTOÉ; SILVA, 2005, p. 06).

A partir do uso da tecnologia como uma ferramenta de auxílio na guerra, foi observado que ela também poderia ser de grande importância no campo do ensino, como um instrumento de mediação e facilitação do conhecimento. No decorrer do tempo a tecnologia tornou-se um campo de estudo pedagógico que influenciou no surgimento de novos paradigmas de aprendizagem.
Com o seu desenvolvimento, ela alcançou novos horizontes que por sua vez auxiliaram educadores do mundo todo na árdua tarefa de transmissão e produção de conhecimento, em um contexto onde os professores precisam se adequar a novos meios de cativar e atrair seus educandos para o gosto pela aprendizagem.

Como podemos constatar, neste milênio tecnológico, a informação é a palavra-chave e tem sido utilizada por diversos autores nos ambientes virtuais como também em muitas instituições públicas ou privadas, de ensino convencional ou a distância, que oferecem’ conhecimento e formação atualizada’ a quem queira, sincrônica ou assincrônica, estando no lugar que queira, sempre que possa conectar-se à rede das redes. Por meio das tecnologias, sobretudo as relacionadas à educação a distância, o acesso ao conhecimento, a formação pessoal e profissional se torna potencialmente melhor a partir da redução da distância geográfica, possibilitando hipoteticamente que o conhecimento chegue a todos e, portanto, espera-se, diminua as desigualdades sociais (ALTOÉ; SILVA, 2005, p. 10).

Os meios tecnológicos fizeram com que as pessoas pudessem ter um acesso amplo e rápido a uma grande parcela de informações, independentemente de onde estejam. Com o avanço tecnológico no meio educacional, é possível vivenciar uma era onde a tecnologia proporciona a alunos e professores uma convivência e uma troca de informações. A busca por relacionar pesquisar, e trocar conhecimentos era impensável e hoje se faz realidade devido a tudo que ela pode proporcionar ao longo dos tempos.

A discussão do tema proposto, que envolve a análise do uso da tecnologia com mediação pedagógica, pressupõe a consideração de alguns fatos pressupostos que envolvem a questão do emprego de tecnologias no processo de aprendizagem e que me parecem fundamentais para analisarmos o assunto em pauta (MASETTO,2000, p.133).

Faz se necessário que analisemos alguns fatos importantes sobre o processo de aprendizagem no que se diz respeito a tecnologia no meio educacional. Tais como, o emprego de objetos e como estes podem ser utilizados de maneira educativa.

Assim, por exemplo, elas deverão ser utilizadas para valorizar a autoaprendizagem, incentivar a formação permanente, a pesquisa de informações básicas e das novas informações, o debate, a discussão o diá1ogo, o registro de documentos, a elaboração de trabalhos, a construção da reflexão pessoal, construção de artigos e textos (MASETTO, 2000, p.153-154).

Com o acesso à tecnologia, auxilia produção e propagação das informações e conhecimento de forma rápida e precisa o que faz com que os alunos se apropriem de informações e conteúdo de maneira autônoma, através da aprendizagem ativa.

Com essas novas tecnologias também se desenvolvem processos de aprendizagem a distância. São as listas e os grupos de discussão, é a elaboração de relatório de pesquisa, é a construção e conjunto de conhecimentos e são os textos espelhando o conhecimento produzido, são os e-mails colocando professores e alunos e contato fora dos horários de aula, é a facilidade de troca de informações e trabalhos a distância e num tempo de grande velocidade, é a possibilidade de buscar dados nos mais diversos centros de pesquisa através da internet (MASSETO, 2000, p. 137).

Estes aspectos ajudam de maneira significante na interação entre professor e aluno, facilitando o contato entre eles como também a aprendizagem e troca de experiências/saberes, fazendo com que esses mesmos sejam transmitidos em tempo real a uma larga escala, o que facilita a interação de ideias e pensamento entre professor e aluno. Assim sendo, foi de fundamental importância o emprego de computadores, nas escolas para fins educativos.

Visto que estamos abordando o tema de aprendizagem e do uso das técnicas que mediatizam, favorecem e facilitam esse processo não podemos deixar de, pelo menos, apontaram um outro assunto que se acha intimamente ligado a esse: o processo de avaliação como motivador da aprendizagem (MASETTO, 2000, p. 163).

Ainda que a tecnologia seja um importante meio educacional que facilita e favorece no processo de aprendizagem ainda existe um fator a ser considerado como o processo de avaliação.  A partir dos meios tecnológicos, deve ser tida como um retorno ao seu interesse e participação no decorrer da atividade pedagógica. Esta não deve ser vista como o auge do processo educativo.
Apesar de a tecnologia ocupar hoje um importante papel na educação, o professor continua sendo o principal mediador entre aluno e conhecimento, pois a tecnologia é apenas uma ferramenta de ensino e todos os instrumentos de mediação do ensino, só serão válidos se for o próprio professor a desenvolvê-las. É ele quem tem o papel de maior mediador do conhecimento e não deve ter seu lugar ocupado por outro meio.


O projeto de intervenção terá vigência na instituição de ensino Nicolau Dino, com a turma do 1° ano do ensino médio. O desenvolvimento da intervenção será no prédio da referente instituição, no período vespertino. O primeiro momento do processo será executado juntamente com a gestora da escola, com discussões a respeito do tema, cujo intuito é procurar a melhor forma de tornar possível o diálogo com os alunos. Diante disso, com o contato direto com a mesma buscaremos identificar qual o nível de conhecimentos repassados referente a inclusão da tecnologia no ambiente escolar.
Na segunda instancia apresentaremos aos alunos o projeto que será desenvolvido com os mesmos, informando-os que se dará através de palestras especificando os detalhes como dia e horário, como também um diálogo no qual procuraremos entender quais as maiores dificuldades destes em manusear ferramentas tecnológicas, como e-mails, google sala de aula, entre outros, pois assim trataremos diretamente nas maiores dificuldades encontradas.
A última instancia concerne na realização do projeto, ou seja, das palestras com todo o grupo de discentes responsáveis para aplicação do mesmo em especial a exibição das ferramentas disponíveis no google no qual é um mecanismo facilitador e inovador que ajuda no processo de aprendizagem, sendo esse o principal objetivo da intervenção, tendo como intuito promover uma palestra dinâmica onde tenha a participação de todo corpo discente selecionado da instituição, pois assim com a participação de todos ocorrerá maior troca de conhecimento, pois a tecnologia tem um poder magnifico, quando nos referimos a educação.


®    Humanos: Docentes e discentes.
®    Materiais: Data show, caixa de som, computador, pen drive e imagens.

8             RESULTADOS ESPERADOS

®  Fazer com que os discentes saibam lidar com as novas tecnologias na sala de aula; 
®  Propor uma maneira eficaz do uso tecnológico em sala de aula;
®  Entender que o uso de tecnologias não se restringe apenas ao uso de redes sociais;
®  Reconhecer a importância da tecnologia, no processo de aprendizagem.

             Ações
Abril
Maio
Apresentação

       X
Elaboração dos planos de ação
X

Divulgação do projeto
X

Execução rotineira das atividades
X
X
Sugestão de atividades
X

Organização da exposição
X
X
Culminância

X

REFERÊNCIAS


MASETTO, M. T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. IN: MORAN, J. M., MASETTO, M. T. BEHRENS, M. A., Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Capinas: Papirus, 2000, p. 133-173.

ALTOÉ, Anair; SILVA, Heliana da. O Desenvolvimento Histórico das Novas Tecnologias e seu Emprego na Educação. In: ALTOÉ, Anair; COSTA, Maria Luiza Furlan; TERUYA, Teresa Kazuko. Educação e Novas Tecnologias. MaringÆ: Eduem, 2005, p. 13-25.

VERASZTO, E. V.; SILVA, D.; MIRANDA, N. A. SIMON. F. O. Tecnologia: buscando uma definição para o conceito. Prisma, n. 07, p. 60-85, 2008.


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