Projeto de intervenção: Centro de Ensino Nicolau Dino


No último dia 11 do corrente mês, foi realizado na escola Estadual Centro de Ensino Nicolau Dino a culminância do projeto A aplicação da tecnologia no ambiente escolar: direcionamento para discentes no manuseio de ferramentas tecnológicas no processo de aprendizagem”. O mesmo foi idealizado e executado pelo grupo de discentes da disciplina de TIC Aplicadas ao Ensino, da Universidade Federal do Maranhão- Campus Grajaú e colaboradores deste blog.
O evento contou com a participação de cerca de 60 alunos, que compõem as três turmas de 1ª série do ensino médio, além do corpo docente e administrativo da instituição, que nos receberam de maneira muito aberta. Estes, que se envolveram ativamente na apresentação, puderam absorver e partilhar de valiosas informações e orientações acerca do manuseio da tecnologia para fins educacionais. Na medida em eram apresentadas as diversas ferramentas tecnológicas, que podem ser utilizadas no processo de aprendizagem, os alunos ali presentes, expressavam de maneira significativa, o seu interesse e entusiasmo em saber que objetos eletrônicos que são presentes no seu cotidiano de lazer, podem e devem ser aproveitados também no ambiente escolar.
Foram apresentadas através de palestra, diversas ferramentas como o Gloogle, Youtube, Google Sala de Aula, Google Drive, G-Mail, Skype, Whatsapp, Blog, dentre outros que podem servir na otimização da educação. Notou-se assim, que tanto alunos como também servidores, conseguiram compreender a importância do uso da tecnologia no ambiente escolar e que esta pode ser um relevante parceiro no processo de aprendizagem.
Assim, acreditamos que o projeto realizado foi e é de suma relevância para a vida estudantil dos alunos atingidos, na medida em que se foi possível estreitar cada vez mais, o elo entre aluno-tecnologia-conhecimento, visto que a aplicação da tecnologia no âmbito escolar vai de encontro ao desenvolvimento cognitivo daqueles que a usam, pois ela tem um eficiente papel de ferramenta mediadora da aprendizagem.

0 comentários:

Postar um comentário