No
último dia 11 do corrente mês, foi realizado na escola Estadual Centro de
Ensino Nicolau Dino a culminância do projeto “A aplicação da tecnologia no ambiente
escolar: direcionamento para discentes no manuseio de ferramentas tecnológicas
no processo de aprendizagem”. O mesmo foi idealizado e executado pelo
grupo de discentes da disciplina de TIC Aplicadas ao Ensino, da Universidade
Federal do Maranhão- Campus Grajaú e colaboradores deste blog.
O
evento contou com a participação de cerca de 60 alunos, que compõem as três
turmas de 1ª série do ensino médio, além do corpo docente e administrativo da
instituição, que nos receberam de maneira muito aberta. Estes, que se
envolveram ativamente na apresentação, puderam absorver e partilhar de valiosas
informações e orientações acerca do manuseio da tecnologia para fins
educacionais. Na medida em eram apresentadas as diversas ferramentas
tecnológicas, que podem ser utilizadas no processo de aprendizagem, os alunos
ali presentes, expressavam de maneira significativa, o seu interesse e
entusiasmo em saber que objetos eletrônicos que são presentes no seu cotidiano
de lazer, podem e devem ser aproveitados também no ambiente escolar.
Foram
apresentadas através de palestra, diversas ferramentas como o Gloogle, Youtube, Google Sala de Aula,
Google Drive, G-Mail, Skype, Whatsapp, Blog, dentre outros que podem servir
na otimização da educação. Notou-se assim, que tanto alunos como também
servidores, conseguiram compreender a importância do uso da tecnologia no
ambiente escolar e que esta pode ser um relevante parceiro no processo de
aprendizagem.
Assim,
acreditamos que o projeto realizado foi e é de suma relevância para a vida
estudantil dos alunos atingidos, na medida em que se foi possível estreitar
cada vez mais, o elo entre aluno-tecnologia-conhecimento, visto que a aplicação
da tecnologia no âmbito escolar vai de encontro ao desenvolvimento cognitivo
daqueles que a usam, pois ela tem um eficiente papel de ferramenta mediadora da
aprendizagem.
0 comentários:
Postar um comentário